O legal de estar "morando" em Montreal por 6 meses, é ter tempo de conhecer a cidade mais a fundo. À parte da cidade turística, conhecer a cidade dos montrealais... e isso se consegue em coisas simples como ir ao mercado. Hoje fui ao mercado comprar coisinhas pra almoçar na escola, porque comer todo dia fora acaba com o bolso de qualquer um. Me surpreendi, no bom sentido, com o tratamento da menina do caixa e do empacotador, que assim que souberam que eu não era canadense, começaram a puxar papo de tudo quanto é jeito!
Perguntaram se eu falava francês, se falava inglês... e a menina do caixa falou: não, ela fala português. Fiquei surpresa e perguntei "como vc sabe?" - ao que ela respondeu - "porque está escrito Brasil no cartão"! Ou seja além de serem simpáticos, eles sabem que no Brasil se fala português, e isso é raro. Em seguida perguntou se eu já tinha visto a neve e se tinha gostado, ao que respondi que adorei, claro, e também queriam saber se eu tinha experimentado! Isso não fiz, rsrsrs e brincaram comigo dizendo que tem gosto de água suja. "Como se fala tal número em português?", "no Brasil se fala o mesmo português continental?", "voce entende espanhol?", foram alguns dos tópicos, e ainda recebi um "obrigado" no final. Saí de lá pensando que no Brasil as pessoas que trabalham no mercado não são tão legais assim.... e com uma ótima sensação de habitante do Québec - por 6 meses - mas habitante sim! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário