O legal de estar "morando" em Montreal por 6 meses, é ter tempo de conhecer a cidade mais a fundo. À parte da cidade turística, conhecer a cidade dos montrealais... e isso se consegue em coisas simples como ir ao mercado. Hoje fui ao mercado comprar coisinhas pra almoçar na escola, porque comer todo dia fora acaba com o bolso de qualquer um. Me surpreendi, no bom sentido, com o tratamento da menina do caixa e do empacotador, que assim que souberam que eu não era canadense, começaram a puxar papo de tudo quanto é jeito!
Perguntaram se eu falava francês, se falava inglês... e a menina do caixa falou: não, ela fala português. Fiquei surpresa e perguntei "como vc sabe?" - ao que ela respondeu - "porque está escrito Brasil no cartão"! Ou seja além de serem simpáticos, eles sabem que no Brasil se fala português, e isso é raro. Em seguida perguntou se eu já tinha visto a neve e se tinha gostado, ao que respondi que adorei, claro, e também queriam saber se eu tinha experimentado! Isso não fiz, rsrsrs e brincaram comigo dizendo que tem gosto de água suja. "Como se fala tal número em português?", "no Brasil se fala o mesmo português continental?", "voce entende espanhol?", foram alguns dos tópicos, e ainda recebi um "obrigado" no final. Saí de lá pensando que no Brasil as pessoas que trabalham no mercado não são tão legais assim.... e com uma ótima sensação de habitante do Québec - por 6 meses - mas habitante sim! :)
À Montreal on y va
Total de visualizações de página
quinta-feira, 7 de abril de 2011
terça-feira, 5 de abril de 2011
O Mont-Royal
Logo no segundo dia, a Carole (dona da casa que estou hospedada) me levou pra passear no Mont Royal, principal atração turística daqui, apelidado de "La montagne". Na verdade é um morro de 233m de altura, mas recebeu esse apelido carinhoso (rs) porque em Montreal não tem montanhas de verdade. Peguei essa foto da internet pra dar uma idéia do tamanho

O onibus leva até boa parte do caminho, depois tem que andar mais uns 500m pra chegar até o deck de observação. Logo na descida do onibus, tem um lago em que as pessoas vão para patinar e fazer um tipo de ski (a Carole me explicou, mas não entendi muito bem), etc. Eu gostaria muito de fazer tudo isso, quando fui esquiar na Polônia adorei, mas não tenho roupas apropriadas e nem com quem ir pra rir da minha cara.... Bom, mas subindo a montanha, eu e Carole, pudemos ver várias pessoas fazendo exercícios, e olha que não fazia tempo bom não, acho que estava 3 graus negativos.
Chegando no mirante, foi de tirar o folego, primeiro porque é lindo demais, segundo porque é realmente frio!! O vento aumenta a sensação... de modo que tirei umas poucas fotos e fui direto pro chalet, onde pude tomar um café quentinho :) Os turistas lotam o mirante pra tirar fotos com o fundo da cidade e do rio Saint Laurent, embora eles não apareçam muito nas fotos que tirei... Quando eu estava lá no mirante, tinha uma turma de umas 60 crianças americanas fazendo pose, acompanhadas dos seus professores. Mas os montrealais também gostam de visitar la montagne, principalmente pra praticar esportes como corrida, bicicleta, o tal do ski e caminhada.
a
O onibus leva até boa parte do caminho, depois tem que andar mais uns 500m pra chegar até o deck de observação. Logo na descida do onibus, tem um lago em que as pessoas vão para patinar e fazer um tipo de ski (a Carole me explicou, mas não entendi muito bem), etc. Eu gostaria muito de fazer tudo isso, quando fui esquiar na Polônia adorei, mas não tenho roupas apropriadas e nem com quem ir pra rir da minha cara.... Bom, mas subindo a montanha, eu e Carole, pudemos ver várias pessoas fazendo exercícios, e olha que não fazia tempo bom não, acho que estava 3 graus negativos.
Chegando no mirante, foi de tirar o folego, primeiro porque é lindo demais, segundo porque é realmente frio!! O vento aumenta a sensação... de modo que tirei umas poucas fotos e fui direto pro chalet, onde pude tomar um café quentinho :) Os turistas lotam o mirante pra tirar fotos com o fundo da cidade e do rio Saint Laurent, embora eles não apareçam muito nas fotos que tirei... Quando eu estava lá no mirante, tinha uma turma de umas 60 crianças americanas fazendo pose, acompanhadas dos seus professores. Mas os montrealais também gostam de visitar la montagne, principalmente pra praticar esportes como corrida, bicicleta, o tal do ski e caminhada.
a
domingo, 3 de abril de 2011
Cidade Subterrânea
A famosa cidade subterranea de Montreal... São inúmeras estações de metro que dão acesso a um numero espantoso de lojas, restaurantes, teatros, e até galerias de arte... Essa é perto da place-des-arts, onde acontecem a maioria dos festivais de Montreal. Vou tirar fotos dessa praça - a praça fica ao ar livre, só pra deixar claro, rs - o mais rápido possivel, porque é linda demais. Não vejo a hora de ir aos festivais lá.
O video foi feito num dos corredores do subterraneo. Propositalmente, eles colocaram num local de passagem, e assim, pelos 10 segundos que a gente por esse local, ficamos sensibilizados.
E as fotos seguintes também são do subterraneo. É como um shopping, muito maior e melhor, com direito a praças e fontes, como estas.
Video da decolagem
Aí está, o vídeo que fiz de dentro do avião, com minha super-camera de objetiva 135mm (rs). Fiz escondido, porque na verdade não pode ficar com bagagem no colo, ou alguma coisa que vá atrapalhar a saída de emergência, se necessário. Mas eu não quis saber, fiz mesmo e adorei o resultado :)
Este video é de dentro do onibus que vai do aeroporto à estaçao berri-UQAM.
Do Brasil à Montreal
A partida foi difícil... Choradeira no aeroporto, inesperada - achei que eu não ia chorar! Depois, fiz tudo no automático: pegar as malas, entrar no avião, procurar o assento... trocar de avião em Guarulhos, e fazer tudo de novo. Despachar malas, entrar no avião etc etc.
Por sorte, viajei com a Air Canada e tinham muitos filmes bons - até o Cisne Negro. Escolhi um filme do Québec, já que estava indo pra lá... Não me arrependi da escolha, mas o filme deixou a desejar... "Curling", o filme é sobre um pai e uma filha que moram no interior do Québec, e o pai não deixa a filha fazer nada, nem ir à escola, pra que ela não se misture com "gente errada". Enfim, filme de gente louca que vive isolada no gelo, e eu torci pra que em Montreal não existisse só gente assim! Todos os filmes québecois que vi até agora, são muito esquisitos.
Só tive a brilhante idéia de tirar fotos no vôo de Toronto pra Montreal. Acho que é porque antes eu ainda estava muito ansiosa, afinal, comprei tudo com agência de intercambio, vai saber.... Também tinha que passar pela imigração pra receber meu visto... Mas foi tudo tranquilo. Depois que consegui meu visto, de trabalho inclusive, relaxei, e só aí que pensei em tirar fotos.
E valeu a pena, a vista é extraordinária. A região é repleta de lagos, que em conjunto com a neve, formam uma paisagem bucólica e exótica. O que me deixou de boca aberta mesmo foi ver os lagos c-o-n-g-e-l-a-d-í-s-s-i-m-o-s!
Também fiz o vídeo da decolagem, mas como esse post já tá cheio de fotos, acho mais seguro postar o vídeo separado depois. Uma coisa estranha aconteceu no vôo, que aliás eu gostaria muito de entender. Eu vi esse círculo-arco-íris, com a sombra do avião no centro e pensei: que coisa mais bizarra, será que é de verdade mesmo ou to enxergando coisa que não existe? Bruno, vc sabe me explicar o que é isso? Mistérios da ciência...
Assinar:
Comentários (Atom)

